A vacina contra a poliomielite, também conhecida como vacina antipólio, é uma vacina que protege contra a poliomielite, uma doença viral altamente infecciosa que pode levar à paralisia permanente ou mesmo à morte. A vacina é composta por uma forma enfraquecida do vírus da poliomielite, que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus.
As diretrizes para vacinação contra a poliomielite variam de acordo com o país e a região, mas, em geral, recomenda-se que todas as crianças recebam a vacina contra a poliomielite como parte do calendário de vacinação infantil. No Brasil, o Calendário Nacional de Vacinação recomenda a aplicação da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de idade, com doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.
A vacina contra a poliomielite é considerada segura e eficaz para a maioria das pessoas, mas existem algumas situações em que a vacinação pode não ser recomendada. Algumas das contraindicações para a vacina da pólio incluem:
● Pessoas que tiveram uma reação alérgica grave (anafilaxia) a uma dose anterior da vacina;
● Pessoas que têm uma doença grave ou febre aguda no momento da vacinação;
● Mulheres grávidas, a menos que haja um risco significativo de exposição ao vírus da poliomielite;
● Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, como o HIV, ou que estão em tratamento com medicamentos que suprimem o sistema imunológico.
2025 Imunolar © | Todos os direitos reservados.